quinta-feira, 11 de março de 2010

Livro Caminhos do Fim do Mundo





CAMINHOS DO FIM DO MUNDO é uma obra de teor artístico que está toda construída através de fotografias tiradas pelo próprio autor em seu percurso feito a pé pelo Caminho de Santiago. O autor partiu de Saint-Jean-Pied-de-Port e foi à Finisterre, onde, como reza a lenda e segundo ele, o mundo acaba. Foram 32 dias de caminhada cercados por inúmeras reflexões, percepções e olhares sobre o todo que foi visto e sentido.
Além das quase 100 fotografias delicadamente escolhidas para a obra dentre as mais de 2.000 tiradas, o autor presenteia o leitor com alguns de seus poemas, pensamentos, reflexões, inserindo-os, um a um, ao lado de uma imagem, todos escolhidos com um esmero singular. Essa união de imagem e texto fortalece ainda mais o ambiente harmônico e singelo que o livro apresenta. Faz com que o leitor não só se delicie com parte do que foi vivido pelo autor, como também o leia em suas palavras mais secretas ali expostas, que se expuseram a fim de ampliar toda a sua vivência e descoberta por entre estradas e trilhas. O livro é uma obra a ser apreciada, um material de pesquisa, um álbum de fotos para conhecidos e desconhecidos.

Fabrício Cruz vive na Bahia, em Salvador. É graduado em administração e pós-graduado em logística e gestão de produção. É poeta, apreciador de arte, fotógrafo nas horas vagas e já está preparando o seu segundo livro, este com poemas e causos em verso.


Contato do autor:



(71) 8604-4591

38 comentários:

  1. Fabrício
    Ter conhecido você no Caminho de Santiago foi um grande presente, falar de você é fácil porque você é transparente e tem uma maneira única e poetica de expressar sentimentos. Guerreiro... ví e acompanhei você na supeação dos obstáculos que o corpo colocou, as dores o cansaço, a solidão e aos poucos foi se transformando numa máquina de andar! Chegou ao fim do Mundo! Chegou ao seu objetivo e assim será em sua vida, sempre caminhando pra chegar onde quer, e ao final saborear a maçã da conquista como quando se chega ao topo de uma montanha... Que seu livro chegue a um número cada vez maior de pessoas e que sua semente transpasse muitas fronteiras!!
    Amigos no Caminho, amigos para a vida!!!
    Laila Peregrina

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz por você e orgulhosa também.
    Acredito muito em seu sucesso.
    Parabéns!
    Um abraço,
    Ana Valéria

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Fabrício.

    Recebi seu livro.
    Muito obrigado pela prestimosa atenção.
    Gostei muito das fotos e dos textos, curtos e leves, como os corações e as almas dos peregrinos e caminhantes de Santiago.
    Sucesso nas suas novas aventuras.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei encantada com o resultado deste livro. Através da belíssima escolha das fotografias, dos pequenos relatos, fica o desejo de caminhar por esta riqueza de paisagens. Estou muito feliz por você. Este livro 'e um grande presente para todos n’os. Parabéns. Rosana Motta

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com o resultado deste livro. Através da belíssima escolha das fotografias, dos pequenos relatos, fica o desejo de caminhar por esta riqueza de paisagens. Estou muito feliz por você. Este livro 'e um grande presente para todos n’os. Parabéns. Rosana Motta

    ResponderExcluir
  6. Sobre o livro - Curti cada página, cada foto, cada expressão, a sensibilidade do Fábrício é impressionante, por várias vezes lagriminhas insistiram em cair de meus olhos. Lindo, apaixonante, suscinto e profundo. Muitas vezes lemos livros com muitas páginas, 100, 200, 300 de autores consagrados e não encontramos conteúdo tão profundo como o encontrado no livro de Fabrício. PARABÉNS FABRÍCIO. Tania Nascimento

    ResponderExcluir
  7. Tarcisio Valeriano dos Passos25 de março de 2010 às 14:03

    Fabricio,acabei de receber o seu livro. Imediatamente o li, contemplando, não só contemplando as paisagens mas também sentindo as vibrações de suas palavras. Seu livro está cheio de boas energias. Fiquei muito emocionado ao ver aqueles caminhos que dia pisei e que em breve voltarei a pisar. Parabéns por tudo. Vocé é um fotógrafo com muita sensibilidade. Abraços peregrinos.
    Tarcisio

    ResponderExcluir
  8. Fabrício, mas uma etapa do meu caminho acaba de se concretizar. São tantos os caminhos que percorremos: caminhos por nós trilhados, caminhos trilhados por amigos, Caminhos compartilhados...o seu livro me fez percorrer o Caminho mesmo antes de tê-lo feito. Em breve, estarei pisando neste belo solo sagrado. obrigado por compartilhar seu caminho conosco. Parabéns pelo livro. Buon Camino siempre, Peregrino.

    ResponderExcluir
  9. Amei querido.
    Chorei quando li: "Há um sabor indivisível na solidariedade. Compartilhamos tudo e nada nos falta. O que fica é apenas o que é necessário para continuar a busca."
    As fotos estão muito lindas. Parabéns.
    Queremos um de Machu Picchu também.

    ResponderExcluir
  10. Querido Fabrício, seu livro é lindo, as fotos, mensagens... adorei, me emocionei...,vc realmente estava e continua iluminado pelo caminho.... como sempre digo ,já iniciei meu caminho e agora com seu livro já me sinto fazendo o caminho!
    Seja feliz, muitooooo feliz!
    Obrigada pela oportunidade de compartilhar com vc o caminho...
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Fabrício,
    Te conheci no caminho de Santiago, te "perdi", fui atrás de você, mas por causa do meu tempo curto não te reencontrei. Pena, pois gostei muito de ter te conhecido, amigo peregrino!
    Já nos reencontramos no I encontro de Peregrinos e fiquei muito feliz de saber que você iria lançar este livro.
    Parabéns pela simplicidade e paixão pelo caminho!
    Uma vez percorrido jamais conseguiremos deixar de vivê-lo no dia-a-dia e sempre terei seu livro pela minha casa, pois assim terei minhas lembranças e suas frases e fotos para relembrá-lo com ainda mais nitidez.
    Um grande abraço, meu amigo Peregrino!

    ResponderExcluir
  12. Ir lá... ver e sentir de maneira diferente de todos... isso só nós, os viajantes e peregrinos por este grão de areia no universo, podemos e sabemos fazer bem !!! Tive a oportunidade de encontrar contigo na floresta amazônica... e vejo que continuas mais animado que nunca !!! sucesso é natural para a forma como vê a vida!!! do irmão viajante James.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por esse momento maravilhoso em sua vida! Estarei viajando no dia 30 de abril, mas envio meus votos de muito sucesso nessa sua nova etapa. A produção literária, o livro, uma obra de sua autoria, é algo muito sublime, tão sublime como gerar um filho com amor. Seja muito feliz e tenha muito sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Caminhos do fim do mundo é um livro no qual você, como uma criança, se deixa ser levado em uma viagem através das deslumbrantes imagens a um lugar onde tudo parece perfeito, você quer fazer parte desse lugar. Desperta em você o sonho de querer ter a oportunidade de também perceber, com os mesmos sentidos do Fabrício, as diversas mensagens que o Pai nos quer passar por meio das belas paisagens que tocam a alma e revelam o quão simples é a vida.
    Obrigada Fabrício pelo seu lindo trabalho que muito delicadamente nos mostra a importância de vermos o mundo com outros olhos.
    Seu livro foi saboreado pela minha alma ávida de em breve passar pelos mesmos lugares que você passou e certamente lembrarei: há! Essa paisagem estava no livro do Fabrício.... Que linda é ao vivo!
    Muito grata amigo! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Caro Fabrício. Apenas dois dias de convívio com você, em San Jean e Roncesvales, foi suficiente para que a mágica do Caminho gerasse forte amizade. Não nos vimos mais, mas lendo seu livro pude andar novamente, agora junto com você, até o fim do mundo. Belo trabalho. Parabéns. Siga em frente e Buen Camino.

    ResponderExcluir
  16. Yolette Borges Barboza13 de abril de 2010 às 11:18

    Fabrício, adorei o livro! Voce demonstra uma sensibilidade transcendente e como que num toque de mágica abraça nossas almas com suas palavras levando-nos juntos, numa dimensão paralela de tempo e espaço, aos locais que você viu e visitou. Obrigada

    Yolette Borges

    ResponderExcluir
  17. Caro Fabricio

    Gostei muito das fotos e textos de seu livro, me tocaram e me lembraram de minhas experiencias no caminho.

    abraços

    José Alves

    ResponderExcluir
  18. Oi Fabrício: obrigada por me contactar, continuo uma peregrina na alma, pois não posso estar sempre viajando.Já reconheci aqui minha gde amiga Vera Sperotto (ídala) e a Laila tb, éramos amigas no orkut, onde compartilhávamos nossas fotos.Estou passando por um momento de muita dor e solidão, estou com saudades do Camiño e se pudesse faria tudo novamente.O Camiño nunca mais sairá de suas lembranças, é único e sofrido tb, pois o que vivemos lá, não é esta caricatura de cá.Parabéns e abraços, buen camiño, Helga

    ResponderExcluir
  19. Seu livro é uma beleza!! Suave, delicado, belíssimo!! As fotos são de muito bom gosto e o texto muito inspirador.
    Aos que não leram, só posso recomendar que não percam tempo... É um livro que faz bem aos olhos e faz muito, muito bem à alma.
    Obrigada Fabricio!!

    ResponderExcluir
  20. Caríssimo Fabrício:
    Uma querida amiga me presenteou com o seu fantástico Livro. Que presente maravilhoso! Parabéns pela iniciativa de registrar bélissimas imagens daquele inesquecível Caminho, que trilhei em 2003.
    As mensagens também são tocantes e muito me emocionaram.
    PARABÉNS por tudo e desejo grande êxito no lançamento do Livro que, com certeza, já é um sucesso.
    Um fraterno abraço, amigo Peregrino.

    ResponderExcluir
  21. Parabens Fabrício pelas fotos, pelas mensagens sutis e, principalmente, por sua sensibilidade em nos transportar para o seu Caminho.

    Abraços peregrinos.
    Angelo Maldonado

    ResponderExcluir
  22. Fabrício,
    seu livro me levou de volta ao Caminho.Segui seus passos pelas fotos e textos que expressam os sentimentos e as emoçoes de quem faz o Caminho.Como você escreveu"Não existem motivos para trilhar o Caminho". O que há é um desejo enorme de seguir o que manda o coração.E como aprendemos com o Caminho que eu penso que não termina nunca.
    Obrigada por nos proporcionar essa viagem outra vez.

    Abraços e boa sorte !
    Grace

    ResponderExcluir
  23. Que beleza, Fabricio!

    As belas imagens somadas aos textos sutis e profundos, fizeram de sua criação uma linda obra, que me emocionou bastante.
    Parabéns e um forte abraço, irmão Peregrino!

    ResponderExcluir
  24. Quero te encher de beijos. Você é o máximo. Amooo

    ResponderExcluir
  25. Então Fabrício!!!! Como foi o lançamento ontem?? Sucesso total, com certeza né!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Fabricio,
    É belissima sua percepção com relação a beleza do caminho e da vida, mas tambem mostrou como doi seguir em frente quando não estando bem fisicamente, isso me fez refletir em que muitos momentos na vida desistimos ao primeiro obstaculo e pagamos um preço alto por isto,pois deixamos de desfrutar as emoções que a caminhada da vida nos proporciona e ficamos parados no tempo lamentando pelo que não viveu,se achando incapaz de que de seguir em frente com pena de si mesmo ” A dor é inevitavel o sofrimento é opção” Autor deconhecido.

    ResponderExcluir
  27. Tarcísio Valeriano dos Passos9 de maio de 2010 às 12:01

    Fabricio,mais uma vez parabéns pela obra. Através de poucas fotografias voce mostrou o a imensidão do caminho percorrido. Seu livro está magnetizado e cheio de claridade. Sucesso é tudo que lhe desejo.

    ResponderExcluir
  28. Tens alma de artística irmão, a beleza e a leveza encapam vosso ser. E isso se espalha em comunhão, em prece e alimento! Contaminando-nos.

    ResponderExcluir
  29. Fá estou muito orgulhoso de você AMIGO !

    ResponderExcluir
  30. A criatividade que todos temos acredito - está "enfurnada" em algum canto dentro de nós, o que precisamos é "desenterra-la" indo fundo afim de que ela venha à superfície e que assim possamos identifica-la para poder cultiva-la... isso é o que faz você Fabricio, cada dia mais criando e recriando para crescer sempre.Parabéns, continue firme nos seus propóstos.

    ResponderExcluir
  31. Hola amigo
    O caminho nunca chega ao Fim pis é agora que começou.
    Parabens e saiba que desde aqui estamos torcendo pelo sucesso do livro e que esta mensagem possa cehagr aos coraçóes de todos os peregrinos.
    Saludos
    Ultreia
    Acacio & Orietta

    ResponderExcluir
  32. Fabricio,
    Trilhei novamente o sagrado Caminho de Santiago através das tuas fotos. Que emoção!
    Abraços peregrinos,
    Nilza

    ResponderExcluir
  33. Este livro é realmente uma viagem para Santiago.
    Nos faz imaginar que estamos lá. A "mistura" das imagens como palavras ficou perfeito!
    Adorei o livro, quero desejar a você Fabricio muito sucesso e que venha o próximo, com certeza vai ser um sucesso tanto quanto esta sendo o Caminhos do Fim Do Mundo! - Patricia da Mata

    ResponderExcluir
  34. Olá Frabrício,

    refiz o Caminho através de suas fotos e comentários. Revi você heroicamente caminhando de "havaianas"; se extasiando com as belezas da paisagem e registrando-as para ofertar a todos, peregrinos ou não, a possibilidade de refazer ou fazer esta caminhada maravilhosa. Parabéns, muito sucesso!
    Abraços peregrinos,
    Graça

    ResponderExcluir
  35. Fabricio, o livro nos mostra o caminho de uma maneira simples e bela.
    Guardando toda a beleza histórica e seu forte conteudo espiritual.
    Mais uma vêz obrigrado por ter feito esse trabalho.
    Um forte abraço.
    João Marcos

    ResponderExcluir
  36. Incrível como o Caminho, suas fotos e palavras combinaram tanto! Aliás, você e o Caminho formaram um belo par. O livro deixou um desejo enorme de conhecer você, percorrer o Caminho, ter dinheiro para comprar todas suas obras e explorar esse mundão com você através da sua arte, meu amigo mais recente de longas datas. =)

    "Decidi que quero viver para realizar meus sonhos. Acordei radiante. Já sinto o sabor da nova conquista." Estava tudo muito preparado, não foi? Que inveja boa estou de você...

    Quero ver você criar muito mais territórios, apropriar deles da melhor forma possível, exatamente como você faz; aproveitando toda energia que há em sua alma para produzir essa mistura de conforto, alegria, liberdade, e sede de vida que suas lindas palavras sempre trazem.

    Grande beijo,

    Manu

    P.S. Lembra da Cruz carregada pelo seu nome? Pois é... Essa Cruz tem grande poder, você sabe... A gente sempre sabe dessas coisas, do que conseguimos sustentar e fazer da vida um fardo de descobertas vibrantes e alegres. Caminhar é preciso, viver não é preciso. Não é?
    "Tudo no caminho é extasiante, uma experiência inigualável, mas penso em outros Caminhos, caminhos do mundo. Deixarei o coração me guiar. Cuide-se e durma bem. Amanhã nos divertiremos com mais um dia de caminhada para a vida." (CRUZ, 2010)

    ResponderExcluir
  37. Oi Fabrício, parabéns pelo trabalho, está perfeito, espero que vc continue caminhando e encantando a todos com sua sabedoria e paixão...
    bjs

    Regiane

    ResponderExcluir
  38. Olá Fabricio, vi seu livro no Hostel "El Viajero" quando estive em Colônia del Sacramento... Achei Fantástico!!! Como posso adquirir um exemplar?

    Acesse também meu blog: alessandranogueira.blogspot.com

    ResponderExcluir